.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Internet

Um pouco da história da Internet

A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency).

Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano. Era o auge da Guerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse de pé em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da Internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar.

O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.

Por isso, não há um único centro que "governa" a Internet. Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro. O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que permite que elas se comuniquem umas com as outras. Esse protocolo é a língua comum dos computadores que integram a Internet.

Então, a Internet pode ser definida como:

uma baseada no protocolo TCP/IP
uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes
uma coleção de recursos que podem ser alcançados através destas redes

Durante cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 87 pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos EUA.

Mas foi em 92 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos EUA várias empresas provedoras de acesso à Internet. Centenas de milhares de pessoas começaram a pôr informações na Internet, que se tornou uma mania mundial.

No Brasil foi liberada a exploração comercial da Internet em 95. Hoje o Comitê Gestor da Internet avalia o número de usuários no país em um milhão (dados de novembro/97).


A World Wide Web
A Web nasceu em 1991 no laboratório CERN, na Suíça. Seu criador, Tim Berners-Lee, a concebeu apenas como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisa e exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar.

A Web "pegou" rápido. Em 93 já era comum em universidades que estudantes fizessem "páginas" com informações pessoais. O que determinou seu crescimento foi a criação de um programa chamado Mosaic, que permitia o acesso à Web num ambiente gráfico, tipo Windows. Antes do Mosaic só era possível exibir textos na Web.

Hoje é o segmento da Internet que mais cresce. A antiga interface da rede praticamente só é usada agora por universidades e institutos de pesquisa, e mesmo assim, cada vez mais dá lugar à Web.

Só para dar uma idéia do tamanho da Web, o Radar UOL, o programa de busca do Universo Online, indexa hoje mais de 110 milhões de documentos. Estima-se que a Web tenha mais de 300 milhões de documentos (dados de abril de 98).

A chave do sucesso da World Wide Web é o hipertexto. Os textos e imagens são interligados através de palavras-chave, tornando a navegação simples e agradável.

A "antiga" Internet, antes da Web, exigia do usuário disposição para aprender comandos em Unix (linguagem de computador usada na Internet) bastante complicados e enfrentar um ambiente pouco amigável, unicamente em texto. A Web fez pela Internet o que o Windows fez pelo computador pessoal.

Os endereços de Web sempre se iniciam com http:// (http significa Hipertext Transfer Protocol ou protocolo de transferência de hipertexto).

Seu formato mais comum é algo como http://www.uol.com.br, onde: www: (World Wide Web) convenção que indica que o endereço pertence à Web (não é obrigatório).

uol: nome da empresa ou instituição que mantém o serviço
com: indica que é comercial (ver "Correio Eletrônico")
br: indica que o endereço é no Brasil.


FTP (File Transfer Protocol)
Protocolo usado para a transferência de arquivos. Sempre que você transporta um programa de um computador na Internet para o seu, você está utilizando este protocolo. Muitos programas de navegação, como o Netscape e o Explorer, permitem que você faça FTP diretamente deles, em precisar de um outro programa.

Você pode encontrar uma variedade incrível de programas disponíveis na Internet, via FTP. Existem softwares gratuitos, shareware (o shareware pode ser testado gratuitamente e registrado mediante uma pequena taxa) e pagos que você pode transportar para o seu computador.

Grandes empresas como a Microsoft também distribuem alguns programas gratuitamente por FTP.


Telnet
Programas de telnet permitem que você faça uma conexão remota com outro computador na Internet. Pense no telnet como um "telefonema" entre dois computadores. Você digita seu nome, uma senha e passa a acessar os recursos disponíveis em outro computador. Alguns poucos computadores na Internet dão acesso público a "telnet". A maioria exige que você seja um usuário cadastrado.


A Internet no Brasil
A Rede Nacional de Pesquisas foi criada em julho de 90, como um projeto do Ministério da Educação, para gerenciar a rede acadêmica brasileira, até então dispersa em iniciativas isoladas. A RNP Em 92, foi instalada a primeira a espinha dorsal conectada à Internet nas principais universidades e centros de pesquisa do país, além de algumas organizações não-governamentais, como o Ibase.

Em 95 foi liberado o uso comercial da Internet no Brasil. Os primeiros provedores de acesso comerciais à rede surgiram em julho do ano passado. O Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia criaram um Comitê Gestor Internet, com nove representantes, para acompanhar a expansão da rede no Brasil.

A Web vem se espalhando rapidamente no Brasil. Durante todo o ano passado manteve uma taxa de crescimento de 30% ao mês. O Comitê Gestor estima o número de usuários da Internet no país em 300 mil (março). A projeção que o comitê faz para o fim do ano é de um milhão de usuários.


A Internet no Brasil
A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim é uma espécie de esperanto da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet, em inglês). Todos os computadores que entendem essa língua são capazes de trocar informações entre si. Assim pode-se conectar máquinas de diferentes tipos, como PCs, Macs e Unix.

A Internet é organizada na forma de uma malha. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional. Basta conectar-se a um computador ligado à Internet na sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino. São máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, conhecidas como servidores, controladas por universidades, empresas e órgãos do governo.

Essa forma de funcionamento garante um custo baixo de conexão. Você só precisa pagar a ligação local até o seu fornecedor de acesso. Essa empresa (ou instituição) cobra taxa mensal de cada usuário para cobrir, entre outros, os custos da conexão com a rede. Mesmo assim, você paga o mesmo preço se enviar uma mensagem para o Japão ou para seu vizinho.

Além de ficarem conectados entre si, os servidores Internet têm outras funções. A mais comum é fornecer acesso. Instituições acadêmicas permitem a funcionários, professores e alunos se conectareem à rede através de computadores instalados no campus ou de casa, pela linha telefônica. As grandes empresas oferecem acesso à Internet a seus funcionários por meio de suas próprias redes internas. Por fim, existem empresas especializadas em vender conexão à rede.


Como funciona a Web
A Web é formada por milhões de lugares conhecidos como sites. Existem sites de universidades, empresas, órgãos do governo e até sites mantidos por apenas uma pessoa.

As informações estão organizadas na forma de páginas ligadas entre si. Quando você acessa um site, normalmente entra pela porta da frente, onde existe uma mensagem de boas-vindas e uma espécie de índice para as demais páginas. Essa entrada se chama página principal, ou home page. Veja como é organizado um site.

Ao visitar o site acima, o usuário chegaria pela entrada principal e escolheria o assunto que lhe interessa. Caso procure informações sobre móveis, primeiro seria necessário passar pela página que fala dos produtos e só então escolher a opção Móveis. Para facilitar a procura, alguns sites colocam ferramentas de busca na home page. Assim, o usuário pode dizer qual informação está procurando e receber uma relação das páginas que falam daquele assunto.

As ligações entre as páginas, conhecidas como hyperlinks ou ligações de hipertexto, não ocorrem apenas dentro de um site. Elas podem ligar informações armazenadas em computadores, empresas ou mesmo continentes diferentes. Na Web, é possível que uma página faça referência a praticamente qualquer documento disponível na Internet.

Ao chegar à página que fala sobre os móveis da empresa do exemplo acima, o usuário poderia encontrar um link para uma das fábricas que fornecessem o produto e conferir detalhes sobre a produção. De lá, poderia existir uma ligação com o site de um especialista em madeira e assim por diante.

O que faz essa malha de informações funcionar é um sistema de endereçamento que permite a cada página ter a sua própria identificação. Assim, desde que o usuário saiba o endereço correto, é possível acessar qualquer arquivo da rede.


Códigos de países - Lista Completa
AD Andorra
AE Emirados Árabes Unidos
AF Afeganistão
AG Antígua e Barbuda
AI Anguilla
AL Albânia
AM Armênia
AN Antilhas Holandesas
AO Angola
AQ Antártida
AR Argentina
AS Samoa Ocidental
AT Áustria
AU Austrália
AW Aruba
AZ Azerbaijão
BA Bósnia-Herzegóvina
BB Barbados
BD Bangladesh
BE Bélgica
BF Burkina Fasso
BG Bulgária
BH Bahrein
BI Burundi
BJ Benin
BM Bermudas
BN Brunei
BO Bolívia
BR Brasil
BS Bahamas
BT Butão
BV Ilha Bouvet (Território da Noruega)
BW Botsuana
BY Belarus
BZ Belize
CA Canadá
CC Ilhas Cocos
CF República Centro-Africana
CG Congo
CH Suíça
CI Costa do Marfim
CK Ilhas Cook
CL Chile
CM Camarões
CN China
CO Colômbia
CR Costa Rica
CS República Tcheca
CU Cuba
CV Cabo Verde
CX Ilha Natal
CY Chipre
CZ República Tcheca
DE Alemanha
DJ Djibuti
DK Dinamarca
DM Dominica
DO República Dominicana
DZ Algéria
EC Equador
EE Estônia
EG Egito
EH Saara Ocidental
ER Eritréia
ES Espanha
ET Etiópia
FI Finlândia
FJ Fiji
FK Ilhas Falkland (Malvinas)
FM Micronésia
FO Ilhas Faeroes
FR França
FX França Metropolitana
GA Gabão
GB Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)
GD Granada
GE Geórgia
GF Guiana Francesa
GH Gana
GI Gibraltar
GL Groelândia
GM Gâmbia
GN Guiné
GP Guadalupe
GQ Guiné Equatorial
GR Grécia
GS Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul
GT Guatemala
GU Guam (Território dos Estados Unidos)
GW Guiné-Bissau
GY Guiana
HK Hong Kong
HM Ilhas Heard e McDonald (Território da Austrália)
HN Honduras
HR Croácia (Hrvatska)
HT Haiti
HU Hungria
ID Indonésia
IE Irlanda
IL Israel
IN Índia
IO Território Britânico do Oceano Índico
IQ Iraque
IR Irã
IS Islândia
IT Itália
JM Jamaica
JO Jordânia
JP Japão
KE Kênia
KG Quirguistão
KH Camboja
KI Kiribati
KM Ilhas Comores
KN São Cristóvão e Névis
KP Coréia do Norte
KR Coréia do Sul
KW Kuait
KY Ilhas Cayman
KZ Cazaquistão
LA Laos
LB Líbano
LC Santa Lúcia
LI Liechtenstein
LK Sri Lanka
LR Libéria
LS Lesoto
LT Lituânia
LU Luxemburgo
LV Letônia
LY Líbia
MA Marrocos
MC Mônaco
MD Moldova
MG Madagascar
MH Ilhas Marshall
MK Macedônia
ML Mali
MM Myanma
MN Mongólia
MO Macau
MP Ilhas Marianas do Norte
MQ Martinica
MR Mauritânia
MS Montserrat
MT Malta
MU Maurício
MV Maldivas
MW Malaui
MX México
MY Malásia
MZ Moçambique
NA Namíbia
NC Nova Caledônia
NE Níger
NF Ilhas Norfolk
NG Nigéria
NI Nicarágua
NL Holanda
NO Noruega
NP Nepal
NR Nauru
NT Zona Neutra
NU Niue
NZ Nova Zelândia
OM Omã
PA Panamá
PE Peru
PF Polinésia Francesa
PG Papua-Nova Guiné
PH Filipinas
PK Paquistão
PL Polônia
PM St. Pierre and Miquelon
PN Ilha Pitcairn
PR Porto Rico
PT Portugal
PW Palau
PY Paraguai
QA Qatar
RE Ilha Reunião
RO Romênia
RU Federação Russa
RW Ruanda
SA Arábia Saudita
Sb Ilhas Solomão
SC Ilhas Seychelles
SD Sudão
SE Sécia
SG Cingapura
SH Santa Helena
SI Eslovênia
SJ Jan Mayen
SK Eslováquia
SL Serra Leoa
SM San Marino
SN Senegal
SO Somália
SR Suriname
ST São Tomé e Príncipe
SU União Soviética (antiga)
SV El Salvador
SY Síria
SZ Suazilândia
TC Ilhas Turks e Caicos
TD Chade
TF Territórios do Sul da França
TG Togo
TH Tailândia
TJ Tadjiquistão
TK Ilhas Tokelau
TM Turcomenistão
TN Tunísia
TO Tonga
TP Timor
TR Turquia
TT Trinidad and Tobago
TV Tuvalu
TW Taiwan
TZ Tanzânia
UA Ucrânia
UG Uganda
UK Reino Unido
UM Ilhas Menores dos Estados Unidos
US Estados Unidos
UY Uruguai
UZ Uzbequistão
VA Vaticano
VC Saint Vincente e Granadinas
VE Venezuela
VG Ilhas Virgens (Inglaterra)
VI Ilhas Virgens (Estados Unidos)
VN Vietnã
VU Vanuatu
WF Ilhas Wallis e Futuna
WS Samoa Ocidental
YE Iêmen
YT Mayotte
YU Iugoslávia
ZA África do Sul
ZM Zâmbia
ZR Zaire
ZW Zimbábue
COM Comercial
EDU Educacional
GOV Governo
INT Internacional
MIL Militar
NET Rede (Network)
ORG Organização sem fins de lucro
ARPA Arpanet
NATO Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)



RECURSOS SOBRE HISTÓRIA NA INTERNET

0 comentários: